internet-das-coisas

Internet das Coisas: a revolução tecnológica incontornável

Integração ‘mundo real’ e ‘mundo digital’ permite comunicação constante não só entre pessoas, mas entre elas e aparelhos ligados em rede e fatores como a segurança dos dispositivos tornam-se um dos maiores desafios para as empresas

Uma realidade incontornável: essa é a Internet das Coisas – Internet os Things (IoT), em inglês. Surgida em 1999, a expressão faz referência a prática de conectar diversos aparelhos utilizados no cotidiano à grande rede, gerando facilidades e otimizando o tempo dos usuários. Neste caminho, tornar a internet um ambiente cada vez mais integrado é a aposta de empresas de sucesso ao redor do mundo, em busca de inovação e disponibilização da tecnologia de maneira rápida e eficiente. Se levarmos em consideração que a previsão para 2020 é de nada menos que 34 bilhões de dispositivos conectados à web no planeta – o que desde já demanda investimentos, segurança cibernética e novos conjuntos de aplicações de monitoramento e análise de dados inteligentes – não é de bom termo ignorar o fenômeno da Internet das Coisas. Em se tratando especificamente da falta de segurança dos milhões de dispositivos existentes, buscar o melhor meio de suprir essa exigência é um dos maiores desafios, o que faz da certificação digital o caminho natural para este mercado.

Sob a premissa de permitir que objetos distintos possam funcionar com maior eficácia ou receber diferentes atributos controlados por dispositivos móbiles no mundo digital em que vivemos, a Internet das Coisas vai além da possibilidade remota de controlar lâmpadas, cortinas e termostatos. No ambiente empresarial, envolvendo diversas áreas como transporte público, saúde, educação, economia e setores governamentais, entre outros, a IoT promete revolucionar o mercado, poupando tempo, dinheiro e facilitando o dia-a-dia de profissionais de diversos nichos. Para isso, a certificação digital, com acesso seguro e desburocratizado garante a redução de custos, a praticidade de procedimentos e a sustentabilidade por um mundo sem papel entre suas vantagens.

Em um mundo digital cada vez mais móbile, a AET, oferece a certificação digital aos seus clientes, possibilitando a assinatura digital com o seu certificado digital e propiciando conveniência e comodidade em diversos ramos de atividade no ambiente corporativo, de forma a otimizar suas jornadas, tornando todo processo mais ágil para ser acessado de qualquer equipamento, em qualquer lugar.

Voltar